RÁDIO

quarta-feira, 13 de março de 2013


Título: Três revelações e uma convicção

Texto: Ex. 3:7-15

Introdução – Moisés era um pai igual a qualquer um outro de nossos dias. Com seus afazeres diários, com seus problemas, com suas preocupações, com as mesmas obrigações inerentes a um pai. Em sua rotina diária, quando jamais imaginava ouvir a voz de Deus repentinamente Deus lhes fala. Que Deus surpreendente! Fala através de um arbusto chamas.
Deus lhe dar uma incumbência, mas ele, numa resposta meramente humana reluta em cumprir: 
1º - O primeiro argumento de Moisés é: “Quem sou eu Senhor”? – Ele sabia o que iria enfrentar no Egito. Havia fugido de lá quando jovem...   O Faraó Ransés II era um Rei extremamente difícil. Era um grande lutador, empreendedor, Foi um dos maiores faraós que o Egito já teve. Aos 10 anos foi nomeado por seu  pai, comandante chefe de seu exercito e aos 14 anos  participou de combates ao lado de seu Pai. Por isso que é chamado Ransés o GRANDE.... Seria difícil, mas Deus disse:                 “EU SEREI CONTIGO”
2º - O segundo argumento de Moisés foi: “Quando me perguntarem quem me enviou o que vou dizer”?
Os grandes servos de Deus na história atribuíam nomes diversos a Ele, dependendo das circunstâncias:
•Em Gen. 22:8,14 – Abrão chama Deus de Jeová Jireh (o Senhor provê) – Quando vai entregar Isaque
•Em Ex. 17:11-15 – Moisés chama Deus  Jeová Nissi (O senhor é nossa bandeira) Vitória s/ amalequitas
•Em Jz 6:24  - Gideão chama Deus Jeová shalon (O senhor é nossa paz)
•Em Ez. 48:35- Ezequiel chama Deus de Jeová Shama ( O senhor está ali) Na cidade da visão de Ezequiel
•Em I Sam 17:45 – Davi Chama Deus de Senhor dos Exércitos – No confronto contra Golias
•Em Jer 23:6 – Jeremias Chama Deus de Jeová Tisidkenu ( O Senhor é nossa Justiça)

Os Egípcios adoravam vários deuses, eram politeístas e os deuses estavam sempre associados com um animal. Os deuses mais famosos eram Rá e Amon Rá, porém o mais popular era Osíris.
O povo escravizado tinha um conhecimento distante de Deus, e tudo o que conheciam estavam nos registros que levaram dos seus antepassados. Era esta a preocupação de Moisés “Em nome de quem estou sendo enviado”?

TESE: Agora o próprio Deus lhe atribui um nome, “EU SOU” e revela-se através de em três personagens: ABRÃO, ISAQUE e  JACÓ...  Assim o povo teria a convicção de quem se tratava:

1. DEUS DE ABRAÃO – O Deus das promessas infalíveis.

Existia uma promessa feita a Abrão em Gen. 15:13,14 confirmada em Ex 12:36
Nosso Deus é um Deus de promessas, promessas que não falham mas que em seu tempo se cumprem. A promessa de Deus vem sempre associada com a fé dos homens, mesmo que pareça absurda.
Vejam a grande promessa feita a Abrão em Gen. 12:1,2,3 -Sai da terra, da parentela e da casa do Pai significa renúncia... Abrão esperou por um bom tempo a promessa e aos 99 anos tendo sua esposa estéril ainda assim não duvidou. Como ser pai de uma grande nação se nem sequer minha esposa pode gerar filhos? 

-A grande promessa de Deus para nós hoje é a promessa da vida eterna II Pe 3:13, I João 2:25
-Nesta vida não há maior promessa de Deus para nós do que esta: “Eis que estarei convosco...” Mt 28:20
-Ele é fiel para cumprir suas promessas – Heb 10:23

2. DEUS DE ISAQUE – O Deus das Bênçãos imensuráveis 

Gen. 26: 3,4  Para Abrão Deus disse Sai... Para Isaque Deus fala, não sai , fica nesta terra pois a bênção está aí...Resultado da obediência é conferido no V.12... Isaque prosperou andando debaixo da bênção do Pai (25:11)
ILUSTRAÇÃO: O azeite da viúva

3. DEUS DE JACÓ – O Deus das previsões imutáveis   

Quantas previsões falhas há em nossos dias através da meteorologia, astrologia etc... existem até seitas que fazem suas previsões, mas todas as falhas...
Deus fez um pacto com Abraão, que foi reafirmado em Isaque que como fruto de sua obediência ele foi grandemente abençoado... Agora Rebeca está grávida de Gêmeos e Deus faz uma grande e preciosa previsão    Gen. 26:21-26... Esaú = Edon   e  Jacó = Israel

CONCLUSÃO:

Com essas três revelações de Deus a Moisés sobre sua personalidade, o povo teria convicção de quem era o verdadeiro DEUS.
Amados, da mesma forma que Deus se revelou no passado através de Abraão, Isaque e Jacó ele continua a se revelar para cada um de nós em nossos dias não apenas através de suas promessas, bênçãos e previsões mas, também, através do que tem feito em nossas vidas diariamente. Quantas vezes, eu e você não fomos um desses homens onde Deus manifestou o seu poder e através dele levou muitos a ter a convicção de quem Ele realmente é. O Deus que merece toda adoração.                

Nenhum comentário:

Postar um comentário