RÁDIO

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


PONTO  DE VISTA: 

JESUS  SABIA OU NÃO O DIA DE SUA SEGUNDA VINDA?

Em Mateus no capítulo 24 e versículo 36 encontramos a seguinte declaração de Cristo: “Porque o dia e a hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o filho, mas unicamente meu Pai”.

Para uma compreensão exegética deste versículo precisamos primeiramente ler todo o seu contexto, por que utilizar um texto sem analisar o seu contexto é pretexto para heresias. Afirmar categoricamente que Jesus não sabe é dizer que Ele não é Deus e não sendo Deus também não é onisciente, onipotente, onipresente e imutável. Assim teremos sérios problemas de interpretação e  cairemos na doutrina de algumas seitas heréticas que afirmam que Jesus não é Deus. Sendo Deus, Ele não pode ser meio Deus, ou apenas um deus, ou Deus limitado. Mas porque então Ele disse que nem os Anjos do Céu, nem o Filho sabem, mas somente o Pai sabe o Dia e a Hora? Simples,  note que o tempo verbal está no presente do indicativo  “ninguém sabe”, Ele não disse ninguém mais saberá, significando que cinco minutos após, alguém poderia saber, entretanto para o fato específico de sua vinda disse que viria como um ladrão levando a entender que ninguém na terra iria saber, porém nos últimos versículos do livro de Mateus Ele diz: “É-me dado todo poder no céu e na terra”. E agora? Ele sabe ou não sabe?  

Temos ainda que, quando Ele Fala: “nem o filho sabe,” Ele está se referindo a si mesmo na condição de homem, porque no céu seu nome é VERBO DE DEUS (Logos theos) A palavra Logos pode ser traduzida como Palavra ou Verbo) conforme Apoc 19:13 ou o conhecido João 1:1-14, e logo na condição de homem jamais diria “Eu sei”, pois estaria violando o acordo que fez com o PAI na Eternidade, porque o PAI estabeleceu pelo seu próprio poder os tempos e as estações e não convinha aos homens saberem dessas coisas.

Daí a perfeita colocação de Jesus já ressurreto em Atos 1:7, “Não compete a vós saber os tempos e épocas...” Ele agora não se inclui no fato de não saber, ou de não dizer respeito a Ele o assunto, pois do contrário diria respondendo a pergunta, não “compete a nós saber". Ele utiliza nesta passagem a terceira pessoa do plural, “vós”

É bem verdade que existem pastores e “estudiosos” afirmando categoricamente que Jesus não sabe com base unicamente num versículo isolado da Bíblia. Mas a partir do momento que alguém diz se referindo a Jesus que Ele não sabe de determinada coisa, afirmam simplesmente que Jesus não é Deus. Precisamos entender os dois momentos de Jesus: Ele vivendo seus momentos como homem, sem no entanto, deixar de ser Deus, e vivendo seus momentos como Deus. Infelizmente é mais fácil engolir o que se ouve do que dar uma de Bereano.

É claro que em tudo isso há um mistério de Deus e que nós humanos não devemos questionar sobre seus propósitos. Vamos partir do princípio que, se Ele respondesse diretamente aos discípulos que sabia o dia de sua vinda e dissesse quando seria, o que aconteceria com a humanidade? – Acho que haveria um relaxamento (esfriamento) espiritual e acabaria com a expectativa de que a qualquer momento Ele poderia  vir. O gostoso da vida Cristã é viver a expectativa da volta de Cristo o que gera a necessidade de se buscar a Deus constantemente, por isso que de forma muito sábia Ele não nos revelou.                                                                         
                                                                                                          Clóvis Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário