RÁDIO

segunda-feira, 15 de abril de 2013


GRANJEANDO TALENTOS

Modalidade: dinâmica
Quantidade mínima de jovens necessária: 12
Tempo médio: 30 min

Desenvolvimento:
Dispor o grupo sentado em círculo e fazer a leitura de Mt 25:14-30 (parábola dos dez talentos).
Em seguida fazer uma rápida explicação do texto e entregar a cada um, uma barrinha de chocolate talento. Neste momento deve-se explicar que cada um está recebendo o seu talento. Após a distribuição, o facilitador deverá sortear perguntas individuais para cada componente obedecendo à  sequência em que estão sentados. Caso o jovem sorteado não saiba a resposta, o facilitador deverá sortear um jovem  para responder (o sorteio do jovem pode ser pelo número conforme a sequência de ordem onde está sentado) e será feita a mesma pergunta para o jovem sorteado, que respondendo corretamente receberá o talento de quem inicialmente deveria ter respondido e não respondeu. Assim se dará prosseguimento na dinâmica, cada jovem terá sua pergunta (que deverá está em um recipiente para o sorteio) respondendo correto, continua com seu talento, e não respondendo ou respondendo errado perde seu talento para um outro jovem.

Considerações:
·         O jovem que  perder seu talento poderá entrar nos sorteios subsequentes para responder perguntas de outros jovens.

·         O facilitador poderá fazer duas rodas de perguntas, mas apenas para jovens que tenham talentos nas mãos.

·         Pode ser utilizado outro chocolate como sonho de valsa, batom garoto etc...

·         É bem provável que algumas pessoas acumule mais de um chocolate. Isso faz parte do objetivo da dinâmica

Dicas: As perguntas podem ser de conhecimentos gerais da história da igreja com por exemplo: O que significa o termo Batistas? Quem foi Lutero? Qual a origem do termo Bíblia? Em que século aconteceu a reforma protestante? Pode ser perguntas bíblicas como por exemplo: Quem foi considerado o pai da fé? O que significa Emanuel? O que significa apocalipse? Qual a última palavra da Bíblia? Pode ser perguntas atuais sobre sua igreja, como por exemplo: qual o nome completo do seu pastor? Quantos e quem são os diáconos da igreja? Quantos anos tem sua igreja?...; Ou ainda pode mesclar os tipos de perguntas. O facilitador deverá alegar que é dever de cada crente granjear os talentos do conhecimento e aprendizagem e por esta razão, se não responder correto perde o seu talento e será dado a outro.  

Objetivo: Despertar o interesse pelo aprendizado, conhecimento da palavra e história da sua igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário