RÁDIO

terça-feira, 16 de abril de 2013


PRÁ QUEM VOCÊ DAR SINAL VERDE?
(Adaptação de um quadro de programa de TV)

Modalidade: Dinâmica
Quantidade mínima de jovens necessária: Não tem limite
Tempo médio: Variável

Desenvolvimento:
O facilitador preparará com antecedência em média 12 círculos com 15cm de diâmetro confeccionados com papel guache vermelho e verde, de forma que, de um lado seja verde e do outro vermelho. Na face verde deve ser escrito em cada círculo um tema como: Drogas, homofobia, ecumenismo, aborto, dízimo, oração, divórcio, masturbação etc... Estes círculos deverão ser fixados em um quadro negro ou lousa de forma que a face vermelha fique a mostra e a face com os temas oculta. Em seguida, o facilitador convidará voluntários para ir a frente e escolher um círculo, quando na ocasião deverá dizer se “dar ou não sinal verde” para aquele assunto, ou seja, se concorda ou não com aquilo. Cada componente  deverá explicar sua decisão. Se for dado sinal verde, o facilitador deverá virar o circulo fixando-o ao contrário de forma que a face verde fique a mostra.

Objetivo: Causar um ambiente descontraído em que todo o grupo seja envolvido, provocar a participação de todos com opiniões diversas e despertar o interesse  dos jovens para assuntos polêmicos verificando o nível de maturidade e conhecimento sobre os assuntos.

Dicas: É imprescindível o preparo prévio do facilitador, para que, com carinho se instrua corretamente os jovens não permitindo pontos de vistas contrários à fé cristã ainda que incialmente seja esta a posição de alguns na hora de revelar o tema escolhido no círculo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário